19 Novembro de 2019 | 12h51 - Actualizado em 19 Novembro de 2019 | 12h51
Uganda envia comandante para supervisionar acordo no Sudão do Sul
Kampala - O presidente ugandês Yoweri Museveni enviou um alto comandante do exército ao Sudão do Sul para supervisionar a implementação do acordo de segurança e a reunificação das forças rivais, disse terça-feira um porta-voz do exército ugandês.

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em nome de Museveni, o Chefe do Estado Maior da Força Aérea de Defesa Popular do Uganda, Major General Paul Lokech, supervisionará o estabelecimento de um exército nacional.
É uma tarefa especial monitorar o encontro, a desmobilização e a integração das forças armadas do Sudão do Sul em nome dos fiadores do processo de paz, afirmou o porta-voz do exército ugandês, Brigadeiro Richard Karemire.
O governo do Sudão do Sul e os grupos de oposição assinaram um acordo de paz de 2015, revitalizado no ano passado, para encerrar uma das guerras civis mais brutais em África.
Uganda, além do Sudão, é o garante do pacto assinado a 12 de Setembro de 2018 na capital etíope, Addis Abeba, depois de meses de conversas na capital do Sudão, Cartum.
O acordo exigia que as partes formassem um governo de unidade em Maio, mas devido a problemas como acordos de segurança (formação de um exército nacional, polícia e segurança nacional), as partes tiveram que se reunir em Maio para estender a data para Novembro.
No entanto, a transição teve que ser prorrogada por mais três meses na semana passada, porque esses problemas não foram resolvidos.
O Uganda, que desempenhou um papel central para garantir que a pré-transição fosse estendida, agora supervisiona a implementação de acordos de segurança, a fim de evitar atrasos adicionais.
Assuntos Acordo
Leia também
- 05/11/2019 13:13:24
Egipto assinará novos acordos com banco de desenvolvimento europeu
Cairo - O primeiro vice-presidente do Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (BERD), Jurgen Rigterink, inicia hoje (terça-feira) uma visita de três dias ao Egipto para assinar acordos em novos projectos.
-
24/10/2019 10:15:27
Moçambique/Eleições: Renamo devia recusar acordo de paz - diz ex-dirigente
Maputo - O antigo dirigente da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) Raúl Domingos disse hoje à Lusa que o partido não devia ter assinado o acordo de paz em Agosto sem garantias de que as eleições gerais seriam livres, justas e transparentes.
-
22/10/2019 10:18:55
Tunísia e UE assinam projecto de interconexão eléctrica
Tunis - As empresas tunisina de Electricidade e Gás e italiana de Transporte de Electricidade assinam hoje, terça-feira, um acordo de cooperação no quadro da troca da energia entre a Tunísia e a União Europeia (EU), anunciou a PANA.