Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

19 Novembro de 2019 | 16h03 - Actualizado em 19 Novembro de 2019 | 17h38

Mali: Jihadistas matam 24 pessoas no Leste do país

Bamako - Um novo ataque atribuido aos jihadistas matou segunda-feira, 18, pelo menos 24 soldados malianos, indicaram as Forças Armadas, num comunicado.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mapa do Mali

Foto: Divulgação

O ataque aconteceu numa altura em que a França anunciava várias perdas infligidas aos terroristas.

Os jihadistas perderam 17 homens nos combates de segunda-feira, enquanto uma centena de homens do mesmo grupo foram capturados, indica o comunicado.

Alguns dias antes, as Forças Armadas Francesas anunciaram a morte ou a captura de mais de 30 jihadistas, sábado, durante uma operação conjunta com as forças burkinabes, malianas e nigerianas, na fronteira entre o Mali e o Burkina faso.

O ataque de sábado é mais um duro golpe para o Exercito maliano, depois da morte de uma centena de soldados nos dois ataques jihadistas, num mês, na fornteira entre o Mali, o Níger e o Burkina Faso, e ilustra mais uma vez a continua degradação da segurança que assusta a comunidade internacional naquela região, particularmente, no Sahel.

Desde o seu surgimento no norte do Mali, em 2012, las vioelcnais jihadistas propagaram-se para o Centro do país, no Burkina Faso e no Níger, apesar da presença das tropas francesas e do G5-Sahel composto por militares malianos, burkinabes, nigerinos, mauritanos, tchadianos e da ONU.

Dúvidas começam a pairar sobre a capacidade e a eficácias de tais forças estrangeiras perante a propagação do jihadismo.

No mesmo dia, o Primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, que visita o Senegal, apelou à uma resposta dura contra o terrorismo no Sahel.

Assuntos Mali  

Leia também
  • 18/11/2019 18:48:30

    Mali: Sete soldados mortos e 15 outros feridos na região de Gao

    Bamako - Sete soldados malianos morreram e 15 outros ficaram feridos na segunda-feira durante um confronto com presumíveis terroristas na região de Gao, no norte do Mali, anunciaram hoje as Forças Armadas do Mali (FAMa).

  • 13/11/2019 10:31:50

    Sahel: Jihadistas garimpam ouro - ONG

    Bamako - Jihadistas e outros grupos armados que operam no Sahel estão a garimpar ouro, aproveitando a falta da administração do Estado nos países que compõem a região, alertou num relatório publicado nesta quarta-feira, 13 de Novembro, a ONG "International Crisis Group" (ICG).

  • 12/11/2019 10:26:30

    Mali: Exército inicia uma vasta ofensiva no Centro

    Bamako - As Forças Armadas Malianas (FAMA) iniciou uma vasta ofensiva militar no Cento do país, que já matou vários jihadistas, indicou segunda-feira, 11, um comunicado do governo.