Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

25 Janeiro de 2019 | 02h14 - Actualizado em 25 Janeiro de 2019 | 02h13

Parlamento Europeu aborda rumo de prisioneiros políticos sarauis em Marrocos

Bruxelas - A União Europeia acompanha de perto a situação dos prisioneiros sarauis em Marrocos, declarou a sua alta representante para a Política Externa e Segurança Comum, Federica Mogherini.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mogherini deu estas garantias quando respondia quarta-feira última, diante do Parlamento Europeu, a uma questão da eurodeputada espanhola, Lopez Bermejo, preocupada nomeadamente com o rumo dos prisioneiros sarauis em Marrocos, com destaque para o caso de El Bachir Khada, capturado há mais de um ano.

A delegação da UE em Marrocos está presente enquanto observador nos julgamentos e, neste quadro, reúne-se regularmente com o Conselho Nacional Marroquino dos Direitos Humanos sobre questões de saúde e as condições de detenção dos prisioneiros políticos, afirmou a diplomata italiana ao serviço da UE.

Acrescentou que, em todas as ocasiões, a UE exprime as suas preocupações com os casos de maus tratos e de impunidade denunciados.

O respeito pelos princípios democráticos e pelos direitos humanos é um elemento essencial do acordo de associação UE/Marrocos.

Assuntos Direitos Humanos  

Leia também
  • 08/01/2019 12:14:19

    Assistência humanitária urgente na RCA calculada em 375 milhões de euros

    Nações Unidas - O Escritório das Nações Unidas para os Assuntos Humanitários, OCHA, anunciou segunda-feira que estima serem necessários 430,7 milhões de dólares (375,2 milhões de euros) para assistência humanitária imediata e urgente na República Centro-Africana (RCA), noticiou a Lusa.

  • 21/12/2018 09:54:57

    Relatório da ONU denuncia violações de mulheres em grupos

    Tripoli - Um relatório da ONU, divulgado quinta-feira e que inclui entrevistas com migrantes que passaram pela Líbia, revela que a ?maioria esmagadora? das mulheres relataram ter sofrido violações em grupo por traficantes ou que testemunharam outras pessoas serem abusadas.

  • 20/12/2018 14:24:03

    ONU assinala violações de Direitos Humanos há dois anos em Nord-Kivu

    Nova Iorque - Centenas de execuções extrajudiciais e de casos de tortura e de violência sexual contra civis foram documentadas nos últimos dois anos na província de Nord-Kivu, na República Democrática do Congo (RDC), segundo um relatório da ONU divulgado nesta quarta-feira.